Microinversores em conformidade com interruptor de circuito de falha de arco (AFCI) da Hoymiles estabeleceram o padrão de segurança alinhados com os novos regulamentos do Inmetro no Brasil
O provedor de solução de energia limpa Hoymiles confirma que seus microinversores vendidos no Brasil estão em conformidade com as novas regras brasileiras de interruptor de circuito de falha de arco (AFCI) estabelecidas pelo Inmetro.
Os regulamentos, que exigem que os inversores solares instalados no Brasil sejam equipados com AFCIs, entraram em vigor no começo de dezembro de 2024. Eles foram criados para reduzir o risco de incêndios em sistemas de energia solar.
O que é um interruptor de circuito de falha de arco (AFCI)?
Os interruptores de circuito de falha de arco são disjuntores sofisticados, projetados para impedir que falhas de arco superaqueçam um inversor solar e produzam uma chama aberta. Se uma falha de arco é detectada, um interruptor de falha de arco interrompe a corrente elétrica, desligando o dispositivo antes do início de um incêndio elétrico.
Com a adoção crescente da energia solar em países como o Brasil, a necessidade de mecanismos de proteção robustos, como o interruptor de circuito de falha de arco (AFCI), tornou-se mais evidente. Ao detectar e interromper arcos elétricos imediatamente, o interruptor de circuito de falha de arco (AFCI) ajuda a reduzir o risco de incêndios em instalações fotovoltaicas, garantindo um ambiente mais seguro para usuários de energia solar.
No que consistem as regras de AFCI do Inmetro?
Os novos regulamentos sobre AFCI do Brasil foram estabelecidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Eles exigem que todos os inversores na rede com tensão CC superior a 120 V sejam integrados com interruptor de circuito de falha de arco (de acordo com a norma IEC 63027). Os inversores solares sem AFCIs ainda podem ser vendidos até o fim de 2024, mas os empreiteiros que usarem esses dispositivos em seus edifícios terão dificuldade em receber o certificado de segurança contra incêndio.
Para inversores na rede com uma tensão de circuito aberto de até 120 V e uma corrente de curto-circuito de até 20 A, a funcionalidade de interruptor de falha de arco pode ser dispensada, desde que a tecnologia de controle do equipamento garanta a interrupção do circuito de falha de arco em todas as condições de operação.
A partir do início de 2025, os regulamentos banirão completamente a venda de inversores solares sem AFCIs. O não cumprimento dos regulamentos resultará na não aprovação em futuras inspeções de incêndio, impedindo a renovação de licenças obrigatórias de segurança e conformidade.
Microinversores da Hoymiles em conformidade com as regras de AFCI do Inmetro
Todos os microinversores da Hoymiles vendidos no Brasil receberam a certificação AFCI no nível do módulo em cumprimento rígido da norma IEC 63027. Os testes envolveram três tipos de sistemas: sistema de módulo único, dois módulos com conexão em série, e dois módulos com conexão em paralelo.
A aprovação nos testes significa que todos os sistemas fotovoltaicos com microinversores oferecidos atualmente pela Hoymiles estão em total conformidade com as novas regras de AFCI do Inmetro, portanto, os proprietários de sistemas não precisam se preocupar com problemas de inspeção.
Linha de microinversores da Hoymiles no Brasil:
- MIT-5000-8T: Microinversor 8 em 1 de alta potência de saída máxima de 5.000 VA
- HMS-2000D-4T: Microinversor 4 em 1 econômico para projetos de baixo orçamento com uma potência de saída máxima de 2.000 VA
- HMS-2000DW-4T: Microinversor 4 em 1 integrado com Wi-Fi que permite comunicação prática e configurações mais simples com uma potência de saída máxima de 2.000 VA
A Hoymiles dedicou-se à liderança do setor de energia inteligente. Os microinversores seguros e de alto desempenho da Hoymiles já estão ajudando a empresa a atingir essa meta e, nesse processo, oferecem conformidade, inovação e energia acessível para todos os clientes da empresa no Brasil.